Seja bem vindo!

Aqui vamos procurar postar sem nenhuma pretensão literaria, comentários sobre os livros lidos para futuras consultas e divulgação de forma simples da literatura espírita.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Jesus no lar - Chico Xavier

Livro escrito por Chico Xavier pelo espírito Néio Lúcio, Jesus no Lar traz diversas passagens de Jesus porém de uma forma mais simplificada e abrangente do que as demonstradas nos Evangelhos, trazendo a tona a linguagem que seria usada nos dias de hoje. Na minha opinião, demonstra realmente a simplicidade e magnitude das parábolas de Cristo quando de sua passagem entre nós.

É muito recomendado para aqueles que ter por objetivo iniciarem, ou já o estão praticando, o evangelho no lar, que preconiza o culto verdadeiramente cristão dentro de sua casa. Logo, a primeira passagem, já é a demonstração de como realizá-lo através da exemplificação de Jesus, que iniciava o primeiro culto evangélico do mundo.

O livro, nas suas essências, traz o seguinte caminho a ser percorrido pelo aprendiz nas boas práticas cristãs. O primeiro bloco, o autor nos leva a pensar como realizar o Evangelho e o que precisamos fazer para entendê-lo, que é a limpeza de nossos pensamentos e principalmente, a mudança em nossas atitudes, iniciando pelo orgulho do capítulo 5, incompreensão e irritação no capítulo 6 e nestes pontos, já nos explicando o verdadeiro sentido da caridade, que não é aquela das esmolas e sim, sendo o maior servidor entre os servos (capítulo 7).

Daqui em diante, através de vários exemplos, o autor através das passagens de Jesus, exalta o amor ao próximo, o trabalho como e unica forma de crescimento, papel e necessidades da cultura e ciência, renúncia e fé para nosso dia-a-dia, confiança aos outros para que sejamos espelhos de luz, elevação espiritual sincera através da humildade, submissão através do entendimento de nosso papel no mundo e esclarecimento e auxílio ao próximo para que do outro lado sejamos ajudados.

Um fato singular que este livro trouxe, é o capítulo 17 na qual Jesus foi inicialmente incompreendido por seus próprios discípulos quando se sua referência que os mansos hão de herdar a terra. Judas e Pedro, fazem perguntas loquazes ao Mestre que com Sua habitual serenidade e cortesia, explica que não está realizando apologia à preguiça, e sim, como está no livro "a cortesia de que somos credores um dos outros". Muitas vezes cobrado em Sua casa com exacerbação, Jesus levava conhecimento, amor e respeito ao coração de todos os discípulos.

Apenas de forma didática, entendo que a partir do capítulo 18, temos marcado novo bloco trazendo a tona explicações das grandes verdades e explicações racionais sobre diversos temas que permeiam as grandes perguntas filosóficas. Porém, como Jesus mesmo disse, a ciência ficará àqueles a seu cargo, e à ele, através de Seu vastíssimo coração benevolente, explicou de forma simples e humilde as respostas que sempre procuramos. Ele inicia pela verdade versus esperança, felicidade e comportamento, caridade através do esforço diário, riqueza espiritual e terrena, batalhas do nossos dias, discussão e trabalho.

Mais um livro excepcional sobre as Verdades do Cristo para aqueles que procuram entender melhor as respostas as perguntas que nos cercam nossas atividades, sejam elas no nosso lar, trabalho ou até mesmo, o que fazer nas nossas horas de "folgas".

Nenhum comentário:

Postar um comentário